Riqueza vs. Pobreza

O que é ser rico? E o que significa ser pobre? Na minha opnião é tudo uma questão de ponto de vista do observador. Ser pobre, ser rico… mas afinal, ser pobre do quê? Ser rico do quê?

Quando ouvimos o termo ser pobre logo imaginamos alguém com pouco capital morando em lugares amontoados (chamados de favelas) ou mesmo na rua. Mas na verdade, abrange muito mais que isso. Ser pobre é ter pouco do que é necessário. E não vamos dizer que só existem pobres de dinheiro, que moram em lugares precários e vivem do que roubam. Sério gente, não pensem que eu exagerei, existem realmente pessoas por ai com opniões erradas e preconceituosas dos menos favorecidos.

E quanto aos ricos, rico mesmo é quem tem algo em abundância e isso não é ruim. Afinal, quem não gosta de ter algo sobrando? Mas não é por isso que iremos esbanjar as coisas. E não falo de dinheiro ou de bens materias, digo de tudo no geral, ir se “mostrando” para todos que você tem coisas a mais e/ou melhores que a dela é algo feio, feio e ruim.

Ontem estava assistindo A Liga e recomendo, apesar de algumas pessoas considerarem um programa ruim. No episódio que eu assisti, falava sobre as pessoas que, sem tem pra onde ir, invadiam prédios abandonados e ai faziam um lar. E isso acontecia em lugares de bairros mais nobres também, podendo-se perccber o comtraste entre os prédios luxuosos e os prédios abandonados.

Uma mulher moradora desse prédio residencial foi entrvistada e – na minha opnião com muito preconceito – comparou as crianças com macacos e disse que tinha medo de trafegar pela rua temendo um assalto. E tenho certeza que mais pessoas partilham da mesma opnião, e confesso que, ao ver um homem maltrapilho andando na rua em minha direção, fico com medo de ser um assaltante, embora na maioria das vezes seja só um homem pouco favorecido que procura um lugar mais quente para dormir.

Poor mais que tentemos evitar é essa a opnião da maioria das pessoas. Pouquíssimas teriam coragem de entrar numa dita favela para conhecer. Eu mesmo não sinto vontade de conhecer uma, não vou negar.

Embora ache que a interação entre os mais e menos favorecidos seja algo bom, não há nada que eu possa fazer pra mudar o preconceito que existe entre as camadas sociais. Torço para que um dia todos tenham condições de morar dignamente em um lugar que possa chamar de lar, com boas condições e trabalhando para criar sua família, e não vivendo escondido com pouca certeza do amanhã e na maioria das vezes vivendo no meio de sujeira e bichos transmissores de doenças, como ratos e baratas.

A melhor opção é aprender a viver com as diferenças e respeitar o próximo (:

Anúncios

2 pensamentos sobre “Riqueza vs. Pobreza

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s