Receio ou não

Reação complexa a uma ameaça perceptível a uma relação valiosa ou à sua qualidade. Segundo um amigo chamado Wikipédia, seria isto a definição de ciúmes. Entretanto, só quem já sentir um verdadeiro ciúme pode dizer que a definição é apenas um arranjado de palavras que nem abordam totalmente o verdadeiro significado.

Ciúmes pode ser entendido como uma reação complicada dos hormônios ao saber que algo ou alguém quer retirar de você um bem muito valioso, com simbolismo indefinível. Não é apenas um receio de perder, é muito mais que isso. Na maioria das vezes, quando precebia alguém perto de mim – amigas e amigos – sentindo ciúmes, logo pensava: Que bobos todos vocês, não entendo como sentem ciúmes, vocês não se garantem não? Hoje sei como essa frase está tão certa como o céu é esverdeado.

Legal? Talvez seja, mas somente quando você descobre que outro sente ciúmes de você, pois quando é você que está na berlinda, ah queridos, não é nada fácil. Dormir com a incerteza de que a pessoa está pensando em você como você pensa nela, com a incerteza de que não é outro ser que ocupa a mente dele(a). Como é sentir cíumes… é, indefinível.

Ao mesmo tempo que protege, também prejudica um casal. Protege um relacionamento, pois o(a) ciumento(a) tende a dar um pouco mais de valor, para não ser trocado. Todavia também prejudica, pois o ciúmes torna a visão um pouco embaçada impossibilitando que enxerguemos a verdade.

Enfim, ciúmes – como anteriormente dito – é uma reação complexa, complexa demais para ser entendida somente atrávez de dicionários e wikipédia. Afinal, para entendermos certas coisas, é necessário antes sentí-las.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s